Histórico

As Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – Univale – iniciaram suas atividades no segundo semestre do ano de 1987 quando obtiveram, do então Conselho Federal de Educação, autorização de funcionamento para o Curso de Ciências com Habilitação Plena em Matemática, por meio do Decreto nº. 94.598 de 13/07/87 – D.O.U. de 14/07/87. Nessa época, a Faculdade denominava-se Faculdade de Educação de Ivaiporã – FEIVAI, mantida pela Instituição Cultural e Educacional de Ivaiporã – ICEI. Esse curso foi reconhecido pela Portaria n.º 2.083 de 17/11/91 – D.O.U. de 08/11/91.

No ano de 1989, é autorizado o funcionamento do Curso de Administração, por meio do Decreto n° 97.808 de 06/06/89 – D.O.U. de 07/06/89, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas de Ivaiporã – FACHI, posteriormente reconhecido pela Portaria nº. 536 de 13/04/94 – D.O.U. de 14/04/94.

O Decreto de 31/03/93 – D.O.U. de 01/04/93 autorizou o funcionamento da Habilitação em Biologia para o Curso de Ciências, reconhecido pela Portaria nº 1.360 de 31/08/00 – D.O.U de 04/09/00.

No ano de 1995, surge a União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí, com autorização de três dos seus quatro cursos solicitados junto ao MEC. São os cursos de Tecnologia em Processamento de dados, autorizado pelo Decreto de 08/02/95 – D.O.U. de 09/02/95 e o de Pedagogia com habilitação em Magistério das matérias Pedagógicas de 2º Grau e Supervisão Escolar autorizado pelo Decreto de 10/02/95 – DOU de 13/02/95. O terceiro Curso autorizado foi o de Ciências Contábeis, por meio do Decreto de 17/11/95 – DOU de 18/11/95. Em 1997, o último curso foi autorizado: Letras – Habilitação Português/Inglês com a Portaria nº. 487 de 27/03/97 – DOU de 31/03/97. Com essa aprovação, todos os cursos passaram a ser reconhecidos pelo MEC.

Por meio da Portaria MEC. 3.511, de 26/11/03, publicada no D.O.U. em 27/1/03, as Faculdades de Educação, Ciências Humanas e União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí integram-se, formando as Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

Em outubro de 2007, os atuais dirigentes assumiram a administração da mantenedora e da instituição. A política pedagógica foi anunciada a toda a comunidade acadêmica e está alicerçada nas atividades de pesquisa e extensão como fatores de realimentação do ensino. Outra importante diretriz é a do estímulo à integração social do estudante, vinculando a formação profissional efetivamente ao desenvolvimento local.

As ações da administração também abrangem os sistemas internos, com atenção especial a sua modernização. Um objetivo essencial é o de assegurar a implementação das propostas do MEC para o ensino superior e, ao mesmo tempo, dotar Ivaiporã e região de um ensino superior como referência de qualidade.

No âmbito social, a atual administração está empenhada em desenvolver estratégias que facilitem o acesso e a permanência dos alunos nos cursos de graduação. Na prática de ensino, as mudanças estão dirigidas a uma pedagogia mais voltada para a análise e solução de problemas, um equilíbrio entre sala de aula e trabalho de campo. O enfoque direcionado para questões locais emergentes e demandas da região criaram espaço para tratar assuntos que, por muito tempo, têm permanecido intocados pela falta de uma política institucional que os integrasse como material de ensino e aprendizagem.

Foi implantado um novo projeto de Autoavaliação Institucional acompanhado das políticas de capacitação e aperfeiçoamento docente e também de concessão de bolsas de estudo e de apoio ao aluno. Há apoio a toda comunidade acadêmica para transformar o discurso rapidamente em ação concreta. Essa aceitação também significa a busca de constituir uma comunidade científica de relevância, capaz de dialogar com setores mais amplos do desenvolvimento profissional, científico e tecnológico do país.