Normas para Submissão

Para realizar a submissão de um trabalho, o participante deve estar inscrito no site do evento e enviar online através do site o resumo expandido. O modelo de Resumo Expandido poderá ser baixado pelo interessado na página do evento e deverá apresentar:

  1. Ser digitado em página formato A4 (210 x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita com 2,0 cm; fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e recuo de primeira linha com 2,0 cm;
  2. Ter no mínimo três e no máximo seis páginas;
  3. As citações (NBR 10520/2002) e as referências (NBR 6023/2018) devem obedecer às regras da ABNT;
  4. O sistema de chamada das referências das citações diretas ou indiretas deve ser autor-data (NBR 10520/2023), sendo as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2018);
  5. Conforme a NBR 6024/2012, os títulos, subtítulos e sub-subtítulos devem ser alinhados à esquerda e conter um texto a eles relacionados, bem como constar numeração progressiva;
  6. Os elementos que figuram o resumo expandido são: o Elementos Pré- Textuais: Título; Subtítulo (se houver); Autoria, com qualificação em nota de rodapé; Resumo (contendo de 50 a 100 palavras); Palavras-chaves (mínimo 3 e máximo 5), separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.
  7. Os Elementos Textuais: Introdução (abordando o tema do estudo e integrando o objetivo do trabalho); Desenvolvimento (podem ser citados elementos como materiais e métodos, resultados e discussões etc.); Considerações Finais.
  8. Os Elementos Pós-Textuais: Referências.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Todos os resumos submetidos serão avaliados pelos professores integrantes da Comissão Científica, garantindo a imparcialidade da avaliação. Ficará a cargo da Comissão Científica avaliar os resumos inscritos para APROVAÇÃO final, seguindo os seguintes critérios:

  1. Relevância da temática abordada;
  2. Clareza e coerência textual;
  3. Articulação entre objetivos/metodologia/resultados/conclusão do trabalho;
  4. Detecção/verificação de plágio;
  5. Obediência às normas estabelecidas pela Comissão Organizadora, conforme disposto no edital do evento.
  6. São de responsabilidade dos autores as opiniões emitidas, procedência do conteúdo, adequação às normas, assim como clareza textual, correção gramatical e originalidade do texto, não sendo aceito plágio em nenhum percentual.