Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais e culturais. Norteados por elevados padrões no processo de ensino e aprendizagem, o psicólogo formado pelo curso de Psicologia, da Univale, será um profissional capacitado para o exigente mercado de trabalho.
A graduação dará ao aluno a possibilidade de uma formação baseada na compreensão crítica da realidade social, cultural, econômica e política, no respeito aos princípios éticos nas relações humanas, profissionais, de pesquisa e extensão.
O curso também possibilitará ao acadêmico o domínio das habilidades sociais e psicológicas necessárias para a atuação em diferentes contextos. Desde os primeiros períodos, os alunos entrarão em contato com a diversidade de perspectivas e abordagens, sendo treinados para a atuação em equipes multi e interprofissionais.
– Psicologia Escolar/Educacional;
– Psicologia Organizacional e do Trabalho;
– Psicologia de Trânsito;
– Psicologia Jurídica;
– Psicologia do Esporte;
– Psicologia Clínica;
– Psicologia Hospitalar;
– Psicopedagogia;
– Psicomotricidade;
– Psicologia Social;
– Neuropsicologia.
R$ 1.159,66*
*Pontualidade até dia 8 de cada mês - Valores vigentes para 2025
R$ 1.288,51
Valor contratual
Cadastre-se para receber as novidades e materiais sobre seu curso!
Ana Bela dos Santos
psicologia@univale.com.br
A proposta pedagógica do Curso de Psicologia da Univale visará qualificar o profissional para atuar de maneira ética e responsável em sua realidade econômica, social e cultural, a serviço da comunidade local e regional, permitindo-lhe apropriar-se da interdependência dos aspectos teóricos e práticos da Psicologia. Para isto será estimulado o espírito de investigação, que permitirá a contextualização do conhecimento científico em seu entorno social, para uma compreensão integral do fenômeno psicológico através do planejamento e desenvolvimento de pesquisas.
É, portanto, fundamental que o acadêmico aprenda a pensar criticamente os problemas de sua realidade, para assim poder contribuir com as soluções possíveis.
Nesse sentido, a ética constituir-se-á tema transversal de todos os estudos e investigações, dela derivando o respeito às diferenças, o reconhecimento do direito à cidadania e à inclusão social.
O Curso de Formação de Psicólogo, em sua estrutura curricular, apresenta interfaces com as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais, tendo como finalidade a compreensão da construção do humano em suas múltiplas dimensões, contemplando diferentes correntes de pensamento e referenciais teóricos. Some-se a isso a reflexão crítica acerca de procedimentos e técnicas utilizados na investigação, pesquisa e intervenção em processos psicológicos, além da garantia de espaço para o estudo e debate de temas emergentes, ligados às diversas áreas interdisciplinares da Psicologia, nos contextos macro e micro-social. Como processo de formação profissional o curso estará direcionado para o desenvolvimento de competências que garantam a intersecção do saber com o fazer psicológico.
Desse modo, acredita-se que o egresso estará apto para as atividades de diagnóstico e intervenção em instituições educacionais (creches e escolas), instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental, clínicas psicológicas), instituições sociais (centros esportivos, ONG’s, centros de convivência e comunitários) e organizacionais (empresas públicas, privadas e não governamentais) na perspectiva da prevenção e melhoria da qualidade de vida humana, quer seja de natureza individual ou coletiva.
Para isso, desenvolverá habilidades que o levem a assumir uma postura profissional de entendimento da plenitude da condição humana, o que implica em competências para: diagnosticar, planejar, intervir clínica e institucionalmente, assessorar e acompanhar, tanto no âmbito individual quanto grupal ou comunitário. Ademais, não será esquecida a valorização da habilidade de relacionamento interpessoal para o trabalho em equipes inter e multi profissionais.
Para atender aos padrões de qualidade na formação do Psicólogo, o Curso de Psicologia da Univale oferecerá Estágios Supervisionados de acordo com o Regulamento de Estágio, com a Legislação Superior, com o Parecer do CNE/CES 1.314, de 7 de novembro de 2001, retificado pelo CNE/CES 72, de 19 de fevereiro de 2002, em adendo ao CNE/CES 62, de 19 de fevereiro de 2004, homologado em 12 de abril de 2004, e Resolução do CNE/CES nº 8 de maio de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia.
As orientações e procedimentos relativos ao Estágio Curricular Supervisionado encontram-se, descritos de forma detalhada no Regulamento de Estágio. De modo geral o Estágio de Estudantes é regulamentado pela Lei nº 6.494, de 07/12/1977, Decreto n º 87.497 e Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. No Curso de Psicologia, o estágio será desenvolvido nas áreas que assegurem a participação efetiva do aluno em atividades relacionadas diretamente à orientação acadêmica do curso. O Estágio Curricular Supervisionado terá a carga horária mínima de 880 horas, incluindo o Estágio Básico e o Específico.
O estágio deverá possibilitar as seguintes experiências:
AUTORIZAÇÃO
Portaria nº 518, de 20/12/2023 – D.O.U. de 21/12/2023