A Odontologia é uma área essencial para a qualidade de vida da sociedade. O curso prepara o profissional para o estudo e tratamento dos dentes, capacitando-o para que possa atuar com a projeção e instalação de próteses, realização de cirurgias e tratamento de doenças da gengiva, bochecha e língua.

O profissional graduado em Odontologia é responsável pela saúde bucal, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes.

 

O dentista realiza tratamentos estéticos e também intervenções relacionadas à saúde bucal. Também é apto a identificar doenças por meio de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais.

Há uma grande demanda no mercado de trabalho para os profissionais graduados em Odontologia, podendo atuar em hospitais, clínicas odontológicas, postos de saúde, cooperativas, sindicatos, escolas ou no seu próprio consultório odontológico.

Mensalidade

R$ 1.970,00

Pontualidade até dia 08 de cada mês - *Valores vigentes para 2022

R$ 2.190,00

Valor Contratual

Quer Saber Mais?

Cadastre-se para receber as novidades e materiais sobre seu curso!

Selecione um curso

 

1º PERÍODO

Biossegurança e Ergonomia

Introdução à Odontologia

Anatomia Humana

Biologia Tecidual e do Desenvolvimento

Comunicação e Metodologia Científica

 

2º PERÍODO

Anatomia e Escultura Dental

Biomateriais Aplicados à Odontologia

Desenvolvimento Dentofacial

Fisiologia Humana

Bioquímica

 

3º PERÍODO

Semiologia e Diagnóstico por Imagem I

Oclusão Dental

Dentística Restauradora Pré-Clínica I

Fisiologia Humana II

Cariologia

Mecanismos das Doenças

 

4º PERÍODO

Semiologia e Diagnóstico por Imagem II

Saúde Coletiva

Dentística Restauradora Pré-Clínica II

Endodontia Pré-Clínica

Periodontia Pré-Clínica

Farmacologia

 

5º PERÍODO

Prótese Laboral

Diagnóstico e Cirurgia Bucal I

Dentística Restauradora Clínica

Endodontia Clínica

Periodontia Clínica

Prótese Pré-Clínica

 

6º PERÍODO

Odontologia Legal e Forense

Diagnóstico e Cirurgia bucal II

Reabilitação Bucal I

Ortodontia Preventiva e Interceptadora

Gestão e Orientação Profissional

 

7º PERÍODO

Deontologia e Ética Profissional

Diagnóstico e Cirurgia bucal III

Reabilitação Bucal II

Clínica Integrada Odontopediátrica

 

8º PERÍODO

Extensão – Reabilitação Bucal III

Estágio em Saúde Coletiva

Estágio em Clínica Integrada I

Clínica Integrada Odontopediátrica II

Clínica de Orto Prev e Intercept

PEX

Optativa

 

9º PERÍODO

Extensão – Práticas em Saúde Bucal

Estágio em Clínica de Atenção Básica I

Estágio em Clínica Especializada I

Estágio em Clínica Integrada II

TC

 

10º PERÍODO

Extensão – Clínica Integrada

Estágio em Clínica de Atenção Básica II

Estágio em Clínica Especializada II

Estágio em Clínica Integrada III

Estágio em Clínica Odontopediátrica

Essas são algumas especialidades do profissional graduado em Odontologia, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO):

 

Dentística – É responsável por recuperar a integridade e funcionalidade de dentes acometidos por lesões de vários tipos como cáries e fraturas. Também é voltada para estética, tendo em vista que alguns de seus tratamentos incluem restaurações, clareamentos e o uso de facetas e resina.

 

Endodontia – Especialidade que diagnostica e trata doenças que afetam a polpa dentária, os canais radiculares e os tecidos periapicais. Nessa área, o tratamento de canal é o principal procedimento realizado.

 

Periodontia – Investiga e trata problemas na gengiva e na região que oferece sustentação ao dente.

 

Ortodontia – Com o auxílio de aparelhos fixos e móveis, a ortodontia promove a correção da disposição dos dentes e também do encaixe da arcada superior com a inferior.

 

Implantodontia – Realiza a colocação de pinos de titânio na mandíbula ou no maxilar para fixar próteses dentárias, com o objetivo de cobrir espaços deixados por dentes ausentes.

 

Odontopediatria – Cuida da saúde bucal de bebês e crianças, desde o diagnóstico até o tratamento, atuando, sobretudo, na educação preventiva.

 

Odontogeriatria – Estuda, analisa, previne e realiza o tratamento de problemas bucais sofridos por idosos, compreendendo, principalmente, os efeitos resultantes da idade na saúde dos dentes.

 

Radiologia Odontológica – É a especialidade da odontologia que utiliza exames de imagem para aprimorar diagnósticos e obter documentação de toda estrutura da boca.

 

Prótese Dentária – Realiza a restauração de dentes danificados e confecciona próteses fixas ou móveis, coroas e próteses para implantes, visando ganho estético e funcional com o preenchimento dessas lacunas.

 

Ortopedia Funcional dos Maxilares – É a especialidade que utiliza impulsos funcionais obtidos a partir de aparelhos removíveis, por exemplo, para tratar as disfunções causadas pelo desalinhamento dos dentes.

 

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – Atua no campo da expansão de conhecimentos e técnicas que pretendem melhorar a análise e tratamento das dores na estrutura da boca e da face.

 

Prótese Buco-Maxilo-Facial – Especialidade que executa a recuperação de coroas dentárias ausentes em decorrência de malformações na face, traumatismos, cirurgias e demais situações relacionadas.

 

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais – Faz o diagnóstico e tratamento, por métodos cirúrgicos, de fraturas, lesões e deformidades na estrutura óssea e nos dentes.

 

Odontologia do Esporte – Focada na prevenção de lesões e fraturas bucais, as quais atletas estão mais vulneráveis.

 

Odontologia do Trabalho – Direcionada a promover ações no ambiente profissional para incentivar o cuidado com a saúde bucal.

 

Odontologia Legal – Analisa a arcada dentária e as demais estruturas faciais com o intuito de contribuir em perícias, laudos e ainda para identificação de indivíduos.

 

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais – Cuida da saúde bucal de pessoas portadoras de distúrbios que comprometem suas capacidades sociais, mentais ou fisiológicas.

 

Saúde Coletiva – Estuda os agentes e condições que prejudicam a saúde bucal coletiva e desenvolve ações preventivas voltadas a grupos dentro da sociedade.

 

Patologia Bucal – Realiza análises laboratoriais com o objetivo de identificar e diagnosticar alterações na boca e região.

 

Acupuntura – O método é utilizado na odontologia para aumentar a abertura da boca, controlar a hipertensão arterial e dores, sendo útil no preparo de indivíduos para cirurgias.

 

Homeopatia – Trata doenças bucais, bem como realiza o diagnóstico e tratamento de enfermidades sistêmicas que possam afetar negativamente a saúde da boca.

 

Estomatologia – Previne, investiga e trata doenças de todo o conjunto bucal, desde as mais comuns até possíveis complicações decorrentes de problemas sistêmicos e de tratamento contra neoplasias.

 

Harmonização Orofacial – O profissional com essa especialização está apto a realizar procedimentos estéticos (botox, preenchedores faciais, etc.) na região da face para conceder harmonia e melhora na aparência geral do rosto.

Prof. Wolnei Luiz Centenaro

e-mail: odontologia@univale.com.br

AUTORIZAÇÃO

PORTARIA N° 602, de 22 de abril de 2022.