11 jun
No dia 08 de junho de 2024, os acadêmicos do curso de Direito da Univale participaram do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, que tem como Fundadora e Coordenadora a desembargadora Joeci Machado Camargo (TJPR), o evento aconteceu no Centro da Juventude e atendeu a população em situação de vulnerabilidade social da comarca de Ivaiporã e região.
A Coordenadora do curso de Direito, Lucidalva Maiostre destacou que “a Univale, por meio dos acadêmicos do curso, participa como parceira do Programa Justiça no Bairro desde a sua primeira edição, que aconteceu no ano de 2013, sendo pioneira, sempre prestando atendimento de qualidade, facilitando o acesso à justiça e promovendo a responsabilidade social, possibilitando aos acadêmicos atrelar teoria e prática”.
No evento deste ano, os alunos do 7º e 9º período, sob a supervisão da Coordenadora Lucidalva Maiostre e da Coordenadora do Emajuri Gisele Graziele Pinto, prestaram diversos atendimentos jurídicos no âmbito consensual. Entre as demandas foram realizados dezenas de acordos como regularização de guarda, direito de visitas, pensão alimentícia, divórcio, investigação e reconhecimento de paternidade com realização do exame de DNA; Retificação de Registro Civil, Registro Civil Tardio. No evento também foram realizados diversos procedimentos de curatela espontânea, participando a Coordenadora do Curso como curadora especial.
O Emajuri, aproveitando a ocasião, finalizou várias demandas por meio das conciliações de procedimentos de clientes do escritório jurídico que estavam em trâmite, dando um resultado efetivo a comunidade carente que busca atendimento jurídico gratuito.
A Coordenadora do Emajuri, Gisele Graziele Pinto, pontuou que “o trabalho desenvolvido pelo Programa visa propiciar o acordo e regularizar a situação processual da população, concretizando ações pendentes na comarca e região, evitando propositura de novas ações judiciais”.
O Programa contou com a participação efetiva de Magistrados e Promotores de Justiça da Comarca de Ivaiporã, da Defensoria Pública da Comarca de Curitiba, além de servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público.
As ações do Programa foram encerradas com a celebração de um casamento coletivo que aconteceu no Ginásio de Esportes Alcebíades Alves, tendo participado da cerimônia mais de 80 casais.